A Quinta do Vienzo foi destaque na matéria “O Brilho do Azeite Brasileiro” publicada na revista Dinheiro Rural. O azeitólogo Sandro Marques, membro da respeitada Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio D’Oliva, na Itália, e primeiro brasileiro a ser jurado do New York International Olive Oil Competition, um dos concursos mais importantes do setor, elegeu o Azeite da Quinta do Vienzo em segundo lugar entre os três melhores blends de extravirgem produzidos no País.
Segue a avaliação de Marques:
VIENZO (Medalha de Prata) - Menos é mais
São bastante pitorescas as condições em que crescem os 2 mil pés de oliveiras da Quinta do Vienzo, cuja primeira extração ocorreu há apenas dois anos. Encravada no município catarinense de Rancho Queimado, a fazenda de 8 hectares fica a meros 40km do litoral. Por outro lado, está fincada numa região serrana, a cerca de 800 metros acima do nível do mar. Suas terras utilizam o clima ameno dessa combinação para dar origem a azeitonas de elevada qualidade.
E o dono do lugar ainda aplica uma técnica para melhorar ainda mais o seu produto, primeiro azeite de Santa Catarina. “Coleto as azeitonas um pouco antes de estarem maduras. Com isso, elas têm mais intensidade, aroma e sabor”, disse o produtor e engenheiro agrônomo Jester Macedo. “Isso reduz a quantidade de azeite produzido, mas eu prefiro priorizar a qualidade à quantidade”, afirmou.
De fato, volume não é preocupação para Macedo, que cuida do processo agrícola e industrial, enquanto sua esposa, Patricia, toca a parte comercial. Na safra passada – a primeira da fazenda – e na atual, foram produzidos 150 litros em cada, 5% do objetivo do casal, que é alcançar os 3 mil litros.
Para Sandro Marques, o blend frutado do azeite Vienzo, a partir da variedade arbequina, destaca-se pelas notas florais no nariz e de amêndoa e baunilha na boca. “Foi uma ótima estreia para os azeites catarinenses”.
Clique aqui para ler a matéria completa.