De origem espanhola, é uma das variedades mais cultivadas no mundo. O conteúdo de azeite das azeitonas é considerado alto (entre 16% e 18%), com médio a alto percentual de ácido palmítico e linoleico e médio a baixo percentual de ácido oleico. A relação de monoinsaturados/poliinsaturados normalmente encontra-se entre 5% e 7%.
A qualidade do azeite é considerada boa, porém com baixa estabilidade. As azeitonas quando colhidas em estágios mais avançados de maturação produzem azeite de frutado maduro com toque de maçã e amêndoa, sendo ligeiramente doce. Porém, quando colhidas mais verdes, originam azeites de frutado verde com aroma de folhas e ervas. Ideal para consumo em saladas verdes.
Fonte: Embrapa clima temperado
Também de origem espanhola, é uma variedade que apresenta um azeite com médio a alto conteúdo de ácidos palmítico e oleico, media quantidade de acido linoleico e relação entre monoinsaturados/poli-insaturados entre 6 e 11%. Assim, considera-se um azeite equilibrado e harmônico, com marcado toque de amargor, picante e frutas verdes, predominando verde de ervas. Contudo podem surgir aromas de banana ou de nozes verdes, quando o azeite é obtido de azeitonas maduras.
Em decorrência do diferenciado sabor e suavidade, sugere-se que seja consumido com todo tipo de carne branca, pescados, mariscos, massas e saladas verdes.
Fonte: Embrapa clima temperado
É originaria da Grécia, onde é o cultivo mais plantado. Azeites normalmente de coloração verde intensa e com alta estabilidade. De modo geral, possui alto conteúdo de ácido palmítico e oleico, médio de ácido linoleico, e relação monoinsaturados/poli-insaturados entre 8% e 11%. Possui frutado de médio a alto, com agradável gosto, onde predominam as frutas maduras (banana e morango).
Quando as azeitonas são colhidas em estágio inicial de maturação (índice de maturação próximo a 3), o azeite produzido apresenta frutado verde com características de erva, tendo equilíbrio com o amargo, sendo que o sabor medianamente picante destaca a especificidade/peculiaridade do azeite produzido por esta cultivar.
Ideal no acompanhamento de carnes vermelhas (especialmente carne de ovelha).
Fonte: Enilton Fick Coutinho. “Oliveira: aspectos técnicos e cultivo no sul do Brasil.”